quarta-feira, 10 de abril de 2013

Comunicado da Direção da ESB


Caros associados e amigos,

Na sequência de uma notícia que circulou na Comunicação Social, levantaram-se dúvidas e preocupações em alguns espíritos sobre o futuro do espaço universitário instalado no Campus da Asprela.
Rapidamente recebemos da parte da ESB um esclarecimento e correspondente pedido de divulgação pelos antigos alunos da comunicação que se segue:

Na sequência da notícia do Jornal de Negócios, a Direção da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) vem informar o seguinte:

1.       A ESB da Católica Porto, face ao volume de construções desenvolvidas nos últimos anos, dispõe de espaços disponíveis para utilização. Nesse sentido, está a ser negociada uma parceria com o Instituto Politécnico do Porto (IPP) para uma utilização por esta instituição de alguns desses espaços, para as atividades da sua Escola Superior de Tecnologias da Saúde.
2.       Esta parceria prevê ainda a articulação conjunta de áreas de investigação comuns, com vantagens no reforço da capacidade de I+D+i neste domínio para ambas as instituições.
3.       A eventual parceria com o IPP, a concretizar-se, refere-se apenas a uma parte do Campus da Asprela, que não condiciona a continuidade das atividades de ensino e investigação da Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto.

A Direção da ESB”.

Da parte da Associação de Antigos Alunos temos acompanhado este assunto nos últimos dois anos, em reuniões com a Direção da ESB, e numa discussão pública durante um dos encontros das Redes Profissionais para o Futuro, que contou com a presença do professor Emídio Gomes.
Em relação à notícia em causa, queremos notar que os orgãos responsáveis da Católica Porto já esclareceram os vários pontos que consideram sem fundamento.
Já hoje o Negócios regressou ao tema com uma entrevista ao Director da ESB, Professor Emídio Gomes, em que o cenário e o propósito da negociação da parceria com o IPP, há muito conhecida, aparece finalmente e convenientemente explicado.

Cabe-nos também reforçar que, entendendo que os tempos exigem prosseguir com a reestruturação e racionalização dos espaços da Asprela, desejamos que os projectos para o futuro permitam manter a ESB como organismo de referência do panorama da Universidade e da Ciência em Portugal.

Na Associação de Antigos Alunos continuaremos totalmente empenhados nesse propósito, e disponíveis para toda a colaboração que nos seja requerida.

A Direcção da AAA


EDIT: inicialmente contendo apenas a comunicação da Direcção da ESB, este post foi actualizado com o conteúdo do email sobre o mesmo tema, que entretanto se entendeu oportuno enviar aos Associados.

Sem comentários:

Enviar um comentário